Você está em Vestibular FUMEC > Cursos de Graduação EAD > Engenharia de Produção

Graduação EAD em
Engenharia de Produção

Apresentação

O curso de Engenharia da Produção oferece a mais atualizada e integrada formação  em Logística, projetos, operações, qualidade e produtividade, gerenciamento  e melhoria dos sistemas produtivos. Esses conteúdos são aplicados tanto em uma organização como entre as cadeias e redes de organizações que formam os setores da economia. Assim é a engenharia da produção: uma das áreas profissionais  que mais evoluem e contribuem para o presente e o futuro da criação de valor associando o engenho e a gestão numa dimensão estratégica para as organizações, o mercado e a sociedade. Trata e aplica integradamente os aspectos econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e de sustentabilidade.

Nesta modalidade, você não precisa vir à instituição em um horário fixo todos os dias para frequentar as aulas. Por meio de um roteiro pedagógico de estudos, cadernos didáticos e exercícios práticos, você tem acesso a sala de aula virtual para estudar, de acordo com o cronograma das disciplinas. Além disso, sempre que tiver dúvidas você pode encaminhá-las aos professores e /ou tutores por meio do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem. Assim, você fica livre para programar seus horários e dias de estudo. A presença é requerida em avaliações escritas durante o curso.

O Curso visa preparar os futuros profissionais para situações de adaptação ágil e atualizada frente a novos desafios e conjunturas decorrentes da dinâmica de uma sociedade em transformação, a “sociedade do conhecimento”. O Curso é uma opção adequada para uma formação complementar de profissionais do mercado, para uma segunda graduação, preparando-os para ampliação de conhecimentos atualizados em outras dimensões integradoras da engenharia atual.

 

Perfil do curso

O curso forma profissionais de espírito empreendedor, com capacidade de análise crítica e de geração de valor diferenciado nas organizações aliando competências de engenho e gestão. A proposta do curso é desenvolver, no aluno, o perfil de empreendedor, aliando a sólida formação científica e tecnológica em disciplinas, cobrindo os processos comuns às diversas modalidade da engenharia aplicada em cadeias de suprimento. Dentro do contexto atual de avanços tecnológicos e de uma nova percepção sobre o aprendizado dos alunos na área de engenharia de produção, as competências e habilidades gerais são desenvolvidas nos estudos e práticas do programa do curso. Sua aplicação profissional é voltada para atuação em organizações que demandam a engenharia e gestão com uma visão integrada nos diversos  setores de atividades econômicas, estando habilitado para (i) aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; (ii) projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; (iii) conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; (iv) planejar, supervisionar, elaborar e coordenador projetos e serviços de engenharia; (v) identificar, formular e resolver problemas de engenharia; (vi) desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas produtivas; (vii) supervisionar a logística, operação e a manutenção de sistemas; (vii) avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos e indicadores de resultados; (viii) comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; (ix) atuar em equipes multidisciplinares; (x) compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais; (xi) avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; (xii) avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.

 

Objetivo

Promover a formação superior considerando a profissionalização do aluno para o perfil de empreendedor organizacional, como também atender à uma demanda das organizações de diversos setores da economia em contratar profissionais qualificados, que desenvolverão, de forma competente, atividades empresariais e organizativas voltadas à projetos, operações, gerenciamento e melhoria dos sistemas produtivos, capaz de realizar análises, avaliações e perícia,  inspeção, controle de processos e produtos, garantia da qualidade, a melhoria da produtividade e excelência em sistemas de gestão certificáveis na produção e comercialização de bens e serviços.

 

Conteúdo

As disciplinas do curso estão dividas entre os núcleos de conteúdos básicos, comuns a todos os cursos de Engenharia; núcleo de conteúdos profissionalizantes e de conteúdos específicos, caracterizando a modalidade de Engenharia de Produção; o núcleo de conteúdos complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Essas disciplinas propiciam uma vivência em diagnóstico organizacional e de cadeias de suprimentos, projetos e otimização de processos da área de Engenharia de Produção. As atividades didáticas específicas serão conduzidas em laboratórios virtuais de Física geral, Mecânica/Eletricidade e Instalações Elétricas; Química geral e termodinâmica, Informática; Mecânica dos Fluidos e Hidráulica; Materiais de Construção; Mecânica dos Solos.

 

Campos de atuação

O egresso pode atuar integradamente nas mais variadas áreas desde o marketing, a comercialização,  a engenharia e desenvolvimento de produtos e serviços, a logística, as operações e manutenção e a gestão da qualidade em organizações e redes de organizações. A proposta do curso cobre os processos essenciais de engenharia e gerenciamento nos setores da economia, desde organizações do Agronegócio, da Celulose e papel, de Óleo e gás,  da Extração minera da Indústria de transformação e de bens, Construção civil, Comércio, Negócios de serviços e Administração em geral. Esses campos de atuação são enfocados também aliando os conhecimentos de gestão econômico-financeira e de Investimentos, Marketing e clientes, Psicologia, Sociologia e Comunicação, Gestão da informação, pesquisa operacional e racionalização. O curso ainda integra os conhecimentos de Direito Empresarial e ambiental, Gestão de cadeias de suprimentos e Logística, Excelência da gestão, qualidade e produtividade e Avaliação e perícias. O curso visa formar um profissional capaz de atuar tecnicamente e gerencialmente nas principais áreas de aplicação de Engenharia, preparado para tomar decisões estratégicas pautadas numa visão ética e humanista.

 

Coordenação

A coordenação de curso é o órgão da universidade que acompanha a vida acadêmica dos alunos e do corpo docente. Além disso, cabe ao coordenador executar  diversas funções que ultrapassam o conhecimento específico de cada área do saber, transformando-se em um gestor  de ideias que deve ser capaz de promover alterações e introduzir propostas inovadoras no ambiente universitário, além de transformar, diariamente, conhecimento em competência.

  • Ronaldo Darwich Camilo - Doutor em Engenharia

 

Proposta pedagógica

A cada semestre os alunos matriculados nos cursos a distancia ofertados pela UNIVERSIDADE FUMEC cursam as disciplinas definidas no Projeto Pedagógico do curso. Os conteúdos disciplinares são compostos por variadas sessões de aprendizagem: vídeos educativos, leituras, cadernos didáticos, atividades avaliativas e plantões. Algumas disciplinas desenvolvem o seu conteúdo também em aulas práticas em laboratórios virtuais.

No horário que melhor convier ao aluno, desde que siga o cronograma de cada disciplina, deverá assistir aos vídeos educativos e cumprir metas de aprendizagem. Para isso o aluno deve realizar a leitura de material didático ou capítulos de livro texto, atividades auto instrucionais e atividades avaliativas disponibilizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse processo,  durante o semestre letivo, o aluno realizará atividades avaliativas online totalizando 40 pontos.

Sempre que desejar o aluno, poderá esclarecer suas dúvidas por meio do AVA interagindo com os tutores e professores ou participando de plantões on-line e/ou presenciais conduzidos pelos docentes. Ao final ou no meio do semestre, para algumas disciplinas, os alunos precisam ir ao Polo de Apoio, para a realização da prova presencial parcial, valendo 30 pontos, ou final valendo 30 ou 60 pontos, conforme a disciplina, segundo o calendário acadêmico da EaD.

De acordo com as disciplinas, nas quais foi aprovado, o aluno deve se matricular nas disciplinas do semestre seguinte e/ou em disciplinas pendentes, por meio do sistema de gestão acadêmica da instituição.

 

Investimento

Mensalidade: R$550,00
Desconto Promocional de 10% concedido para os alunos que pagarem a mensalidade até a data de vencimento.

A FUMEC se reserva o direito alterar o valor das mensalidades para o ano de 2017.

Veja aqui a Grade Curricular completa.
30 Razões para escolher a Fumec

Vestibular Universidade FUMEC 2017

Dê o primeiro passo para cursar a Graduação EAD - Engenharia de Produção em uma universidade que tem 50 anos de reconhecimento do mercado.

Quero me inscrever agora

Faltam apenas

para o fim das inscrições

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

  • Conteúdo das disciplinas
  • EDITAIS

Alguma dúvida?
Ligue agora para a Central do Vestibular Fumec

0800 0300 200

segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Ou preencha o formulário abaixo:

Rua Cobre, 200 - Bairro Cruzeiro
CEP: 30.310-190 - Belo Horizonte / MG

Se vier de ônibus, opte pelas linhas:
104 1170 2152 4103 4108 5101