Você está em Vestibular FUMEC > Graduação Tecnológica Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações (EAD)

Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações (EAD)


Unidade
FEA


Modalidade
EAD


Duração
2 anos e meio


Titulação
Tecnólogo


Turnos



Vagas anuais
400

Perfil do Curso
Os avanços no setor de telecomunicações e informática têm possibilitado a troca de informações cada vez mais intensa. Como nunca antes experimentado, essa é, sem dúvida, uma área que não para de sofrer evolução. A arquitetura organizacional das empresas já antevê a mudança no perfil de mão de obra, que tende a ser composto de pessoal especializado com maior nível de treinamento. Neste sentido, o aprendizado de novas tecnologias capacita o acadêmico a atender às rápidas e significativas alterações tecnológicas. Setores como informática, telecomunicações, sistemas bancários e financeiros também vêm exigindo serviços constantemente modernizados o que torna necessário a formação de profissionais para
consolidá-las.

Campos de atuação

O egresso do curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações (Ensino a Distância) pode atuar em diversas áreas e segmentos econômicos. Isto só e possível devido a sua base multidisciplinar oferecida na matriz curricular do curso, incorporando os vários conhecimentos, entre básico, profissionalizantes e específicos. O egresso poderá atuar em:
> Companhias operadoras e empresas integradoras de telefonia fixa e móvel;
> Empresas de comunicação de dados;
> Sistemas de transmissão de informação por fibras ópticas e radio-enlaces terrestres e via satélite;
> Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria;
> Operadoras de TV aberta e por assinatura;
> Provedores de serviço e acesso à Internet;
> Institutos e Centros de Pesquisa;
> Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Conteúdo

Serão realizadas avaliações presenciais durantes os momentos presenciais obrigatórios, conforme cronograma do módulo. Avaliações não presenciais obrigatórias serão realizadas no decorrer do módulo, em conformidade com os materiais didáticos e cronogramas específicos. Para aprovação no módulo, o aluno deverá alcançar a nota igual ou superior a 60 pontos, em cada componente curricular e ter, no mínimo, 75% de frequência aos momentos presenciais obrigatórios: Práticas Laboratoriais e Avaliações Presenciais.

 

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento

Autorizado pela Resolução CONSUNI nº 017/2017, de 29 de março de 2017.

Coordenação:

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), pós-graduação ?latu senso? em Telecomunicações pela PUC-MG (1996); especializações em Gestão Estratégica pela UFMG (1999) e Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações ? INATEL (2005). Atualmente é professor assistente da Universidade FUMEC nos cursos de Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Elétrica onde coordena cursos de pós graduação e os laboratórios. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Telecomunicações, com ênfase em Planejamento e Projeto de Sistemas de Telecomunicações e Sistemas Elétricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Coordenação e Planejamento de Implantação de Obras, Sistemas Rádio, Ópticos e Via Satélite e Gestão de Projetos.

-----

Investimento:

Mensalidade:

R$ 440,00

*Valores referentes a matrícula do 1º/2018

Estrutura Curricular completa

Central de Atendimento FUMEC:

0800 0300 200
(atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h)

Rua Cobre, 200
bairro Cruzeiro
CEP: 30.310-190
Belo Horizonte / MG