Você está em Vestibular FUMEC > Cursos de Graduação Tecnológica > Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação

O Curso
O Curso Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação caracteriza-se por, já no início, apresentar disciplinas específicas de Computação e Administração, sem a separação entre os ciclos básico e profissional. Objetiva-se, assim, aliar a teoria à prática, despertando a motivação do aluno para o seu bom desenvolvimento durante o curso e capacitando-o ao exercício profissional e empreendedor neste abrangente mercado.
O programa do curso permite-nos ensejar a formação que atenda às características profissionais, envolvendo profundo e evolutivo conhecimento tecnológico, aliado ao exercício gerencial, sob o estrito princípio do ensino científico alinhado com os princípios acadêmicos recomendados para a área – bem como do discernimento de sua ampla ação social, compondo, desta forma, acervo completo para o desenvolvimento profissional.

Competências e Habilidades

O novo desafio dos gestores de TI consiste no alcance de metas e objetivos organizacionais específicos, ao invés de satisfazer requisitos de usuários muitas vezes não relacionados aos objetivos organizacionais, passando a ser um profissional capaz de argumentar sobre clientes, concorrência global e retorno sobre investimento, sem fixação do diálogo apenas em plataformas, computação cliente/servidor e orientação a objetos e outras mais. Desta forma, combinando ainda habilidades de liderança e comunicação com conhecimentos técnicos e do negócio, este profissional é capaz de exercer papel decisivo em todas as questões de gestão da informação e de aprimoramento dos processos organizacionais.
O Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação atua num segmento da área de informática que abrange a administração dos recursos de infra-estrutura física e lógica dos ambientes informatizados.

Público-alvo

Voltado para pessoas que já atuam ou pretendem atuar no setor de tecnologia da informação, ou aqueles que desejam rápida inserção no mercado de trabalho, seja como provedor de tecnologia, de infra-estrutura, de serviços, de equipamentos, ou como colaborador em alguma corporação. Faculta também a participação em concursos públicos que exigem o nível de graduação, ou em cursos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado ou doutorado, permitindo assim a continuidade dos estudos.

Coordenação

A coordenação de curso é o órgão da universidade que acompanha a vida acadêmica dos alunos e do corpo docente. Além disso, cabe ao coordenador executar  diversas funções que ultrapassam o conhecimento específico de cada área do saber, transformando-se em um gestor  de ideias que deve ser capaz de promover alterações e introduzir propostas inovadoras no ambiente universitário, além de transformar, diariamente, conhecimento em competência.

Prof. Air Rableo

Possui graduação em Superior de Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade FUMEC (1991), Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade FUMEC (1996) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Foi Presidente da FUMEC de 2008 a 2010. Atualmente é Vice-Presidente da FUMEC, Conselheiro Efetivo do Conselho de Curadores da FUMEC, Coordenador dos cursos Bacharelado em Ciência da Computação e Tecnológico em Gestão da Tecnologia da Informação e professor Titular na Universidade FUMEC. Tem experiência profissional em Gestão e em Tecnologia da Informação já tendo atuado nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Redes, Administração de Banco de Dados e Gerência de TI.

Prof. Becsom Sales de Carvalho

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundacao Mineira de Educação e Cultura – FUMEC (1991), graduação em Superior Em Tecnologia de Processamento de Dados pela Fundacao Mineira de Educação e Cultura – FUMEC (1992), pós-graduação em Gerência da Tecnologia da Informação pela Fundacao Mineira de Educação e Cultura – FUMEC , pós-graduação em Gerência de Telecomunicações pelo Instituto de Educação Tecnológica IETEC e mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Atualmente é gerente da divisão de Gestão da Tecnologia da Informação (DVTI) da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, professor titular da Fundacao Mineira de Cultura e Coordenador dos Cursos de Ciência da Computação e Gestão da Tecnologia da Informação (TGTI) da Fundacao Mineira de Educação e Cultura – FUMEC . Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, Arquitetura de Computadores e Redes de Computadores.

Inscrição e Matrícula

Critérios de Seleção

Prova de redação em Língua Portuguesa que será realizada no prédio da FCH, Rua Cobre, 200, Bairro Cruzeiro.

Os candidatos serão classificados, por curso e por turno, segundo sua opção no ato de inscrição, desde que apresentem resultado igual ou superior a 20% do valor da prova de redação.

As vagas disponíveis serão preenchidas pelos candidatos aprovados até o limite das mesmas, seguindo a ordem de sua inscrição.

Serão automaticamente eliminados os candidatos que apresentarem resultado inferior a 20% do valor da prova de redação.

Documentos Necessários para Matrícula

  • Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente;
  • Certidão de registro civil;
  • Documento oficial de identidade;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Certificado Militar, quando for o caso;
  • 02 (duas) fotos 3×4 (recentes);
  • Comprovante de residência;
  • Para o aproveitamento do Enem é necessário o comprovante das notas das provas e da redação;
  • Comprovante de pagamento da 1.ª parcela da semestralidade

Os documentos relacionados devem ser apresentados sob a forma de fotocópia, acompanhados dos originais, para simples verificação.

Não serão aceitas matrículas após o encerramento dos prazos e horários estipulados pela Universidade FUMEC.

Informações Complementares

A FCH/FUMEC se reserva o direito de não realizar o curso caso não haja, no mínimo, 40 vagas preenchidas. O curso seguirá o Calendário Acadêmico, o Regimento da Universidade FUMEC e Normas Complementares fixadas pelo órgão Colegiado de Cursos.
Candidato que não tiver condições de comprovar, na data da matrícula, conclusão do Ensino Médio ou equivalente, deve estar ciente de que, em hipótese alguma, poderá confirmar sua matrícula, uma vez que não atende ao disposto no art. 44, II, da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e neste Edital.
Os casos omissos e situações não previstas neste Edital serão avaliados e resolvidos pela Diretoria da FCH/FUMEC e as Coordenações de Cursos.

Investimento

Mensalidade: R$ 813,33*

*Valores referentes ao 1º Período

 

A FUMEC se reserva o direito alterar o valor das mensalidades para o ano de 2017.

Veja aqui a Grade Curricular completa.

Vestibular Universidade FUMEC 2017

Dê o primeiro passo para cursar a Graduação Tecnológica - Gestão da Tecnologia da Informação em uma universidade que tem 50 anos de reconhecimento do mercado.

Quero me inscrever agora

Faltam apenas

para o fim das inscrições

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

  • Conteúdo das disciplinas
  • EDITAIS

Central de Atendimento FUMEC:

0800 0300 200
(atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h)

Rua Cobre, 200
bairro Cruzeiro
CEP: 30.310-190
Belo Horizonte / MG