Você está em Vestibular FUMEC > Graduação Tecnológica Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação


Unidade
FACE


Modalidade
Presencial


Duração
3 anos


Titulação
Tecnólogo


Turnos


Noite


Vagas


65

Perfil do Curso

O Curso Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação caracteriza-se por, já no início, apresentar disciplinas específicas de Computação e Administração, sem a separação entre os ciclos básico e profissional. Objetiva-se, assim, aliar a teoria à prática, despertando a motivação do aluno para o seu bom desenvolvimento durante o curso e capacitando-o ao exercício profissional e empreendedor neste abrangente mercado.

Conteúdo

O novo desafio dos gestores de TI consiste no alcance de metas e objetivos organizacionais específicos, ao invés de satisfazer requisitos de usuários muitas vezes não relacionados aos objetivos organizacionais, passando a ser um profissional capaz de argumentar sobre clientes, concorrência global e retorno sobre investimento, sem fixação do diálogo apenas em plataformas, computação cliente/servidor e orientação a objetos e outras mais. Desta forma, combinando ainda habilidades de liderança e comunicação com conhecimentos técnicos e do negócio, este profissional é capaz de exercer papel decisivo em todas as questões de gestão da informação e de aprimoramento dos processos organizacionais.

Campos de atuação

Voltado para pessoas que já atuam ou pretendem atuar no setor de tecnologia da informação, ou aqueles que desejam rápida inserção no mercado de trabalho, seja como provedor de tecnologia, de infra-estrutura, de serviços, de equipamentos, ou como colaborador em alguma corporação. Faculta também a participação em concursos públicos que exigem o nível de graduação, ou em cursos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado ou doutorado, permitindo assim a continuidade dos estudos.

Coordenação:

Possui graduação em Superior de Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade FUMEC (1991), Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade FUMEC (1996) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Foi Presidente da FUMEC de 2008 a 2010. Atualmente é Vice-Presidente da FUMEC, Conselheiro Efetivo do Conselho de Curadores da FUMEC, Coordenador dos cursos Bacharelado em Ciência da Computação e Tecnológico em Gestão da Tecnologia da Informação e professor Titular na Universidade FUMEC. Tem experiência profissional em Gestão e em Tecnologia da Informação já tendo atuado nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Redes, Administração de Banco de Dados e Gerência de TI.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundacao Mineira de Educação e Cultura – FUMEC (1991), graduação em Superior Em Tecnologia de Processamento de Dados pela Fundacao Mineira de Educação e Cultura – FUMEC (1992), pós-graduação em Gerência da Tecnologia da Informação pela Fundacao Mineira de Educação e Cultura – FUMEC , pós-graduação em Gerência de Telecomunicações pelo Instituto de Educação Tecnológica IETEC e mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Atualmente é gerente da divisão de Gestão da Tecnologia da Informação (DVTI) da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, professor titular da Fundacao Mineira de Cultura e Coordenador dos Cursos de Ciência da Computação e Gestão da Tecnologia da Informação (TGTI) da Fundacao Mineira de Educação e Cultura – FUMEC . Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, Arquitetura de Computadores e Redes de Computadores.

-----

Investimento:

R$ 813,33*

*Valores referentes a matrícula do 1º/2018

Veja aqui a Grade Curricular completa.

Central de Atendimento FUMEC:

0800 0300 200
(atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h)

Rua Cobre, 200
bairro Cruzeiro
CEP: 30.310-190
Belo Horizonte / MG