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Jogos Digitais


Unidade
FACE


Modalidade


Duração
3 anos


Titulação


Turnos


Noite


Vagas


65

Perfil do Curso

O objetivo principal do curso é formar e atualizar profissionais para o mercado de produção e desenvolvimento de jogos digitais e áreas afins. A indústria de desenvolvimento de jogos digitais se encontra em franca expansão em todo o mundo, especialmente no Brasil, com uma demanda cada dia mais crescente por profissionais qualificados. As habilidades deste profissional permitem que ele atue também em outras áreas, como na produção de computação gráfica para o cinema, a televisão e as novas mídias e no desenvolvimento de aplicações interativas.

Conteúdo

É o único curso no Brasil com um laboratório de captura de movimento para animação de personagens. Esta tecnologia é amplamente aplicada na produção de jogos de qualidade, que são populares em todo o mundo. No laboratório são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão, apoiados pelo CNPq, a FAPEMIG, a FUNARTE e o Fundo Estadual de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, além da própria Universidade FUMEC. Os projetos atuais trabalham com a animação de jogos desenvolvidos pelos alunos, na realização de um curta metragem de animação e na construção e manutenção do portal na web dedicado à animação e realidade aumentada com a captura de movimento.

Campos de atuação

As áreas de atuação no mercado de desenvolvimento de jogos incluem a concepção e a roteirização do jogo, a gerência do projeto, a programação de computadores para permitir a jogabilidade proposta, a modelagem, o design e a animação dos personagens e cenários, os testes e a distribuição do jogo desenvolvido nas diversas mídias disponíveis. O mercado de trabalho está em forte e sustentada expansão e tem demanda por profissionais qualificados e talentosos.

Reconhecimento e Conceito do curso

O curso de Jogos Digitais foi reconhecido pelo MEC e obteve o conceito global 4 em 5, como está na Portaria Nº 317, de 27 de dezembro de 2012, publicada no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2012.

 

 

Coordenação:

Doutorando e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG 2006), é Doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP 1993), com um período na Università di Pisa, Itália (1989-1991), e Mestre em Ciências pela UNICAMP (1989). Atualmente está concluindo o desenvolvimento de um sistema de captura digital de movimento para animação de personagens, que está funcionando e em fase de finalização. Desde 1996 trabalha intensamente na área do audiovisual, quase sempre na pós-produção e na computação gráfica. De 1996 a 2007 atuou exclusivamente neste mercado de trabalho, se afastando temporariamente das atividades acadêmicas. Trabalha em diferentes áreas do audiovisual, como na produção de efeitos visuais e na finalização de programas para a TV Globo no Rio de Janeiro, de 2000 a 2005, na montagem de longa-metragem, na publicidade e na pós-produção de programas educacionais e institucionais em diversas produtoras de conteúdo e emissoras de televisão. Desenvolve pesquisas nestas áreas e em jogos digitais. Neste momento trabalha com a captura de movimento para animação em um jogo digital e em produções para o audiovisual. É coordenador da especialização em Pós-Produção e Computação Gráfica para o Audiovisual e as Mídias Interativas e do curso superior de tecnologia em Jogos Digitais, da Universidade FUMEC.

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Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitario de Belo Horizonte – UNI-BH (1997), especialização (lato sensu) em Educação Matemática (UNI-BH 1998) e Análise de Sistemas de Informação (FUMEC -1988) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Atualmente é sócio da Es Computação S C Ltda, empresa de tecnologia voltada para desenvolvimento de sistemas de informação e professor adjunto I da Universidade Fumec. Nas funções de coordenador do curso de Jogos Digitais com ênface em computação gráfica e leciona as disciplinas de cálculo II, cálculo numério, informática, lógica de programação, álgebra linear e geometria analítica para os cursos de bacharelado em ciência da computação, engenharia ambiental e os tecnólogos de jogos digitais e gestão da tecnologia da informação.

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Investimento:

R$ 943,80*

*Valores referentes a matrícula do 1º/2018.

Veja aqui a Grade Curricular completa.

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