Você está em Vestibular FUMEC > Cursos de Graduação Tecnológica > Jogos Digitais

Jogos Digitais

O Curso

O objetivo principal do curso é formar e atualizar profissionais para o mercado de produção e desenvolvimento de jogos digitais e áreas afins. A indústria de desenvolvimento de jogos digitais se encontra em franca expansão em todo o mundo, especialmente no Brasil, com uma demanda cada dia mais crescente por profissionais qualificados. As habilidades deste profissional permitem que ele atue também em outras áreas, como na produção de computação gráfica para o cinema, a televisão e as novas mídias e no desenvolvimento de aplicações interativas

O curso oferece as melhores condições para que o aluno possa se inserir com sucesso neste mercado de trabalho dinâmico e inovador. A matriz curricular é atualizada e permite uma formação sólida e aplicada para o aluno. O conteúdo da matriz foi desenvolvido por meio do diálogo com profissionais das empresas de desenvolvimento de jogos digitais e a comunidade acadêmica. O curso tem laboratórios, salas de aula e infraestrutura excelentes. Os professores são qualificados e têm experiência no mercado de desenvolvimento de jogos. O estúdio de desenho, pintura e escultura permite a formação mais completa na produção com computação gráfica. As técnicas e softwares que os alunos aprendem são amplamente utilizados na indústria de jogos digitais, em cada etapa de produção, e nas áreas afins mencionadas. A linguagem de programação adotada e suas aplicações são as mais interessantes e utilizadas no momento.

É o único curso no Brasil com um laboratório de captura de movimento para animação de personagens. Esta tecnologia é amplamente aplicada na produção de jogos de qualidade, que são populares em todo o mundo. No laboratório são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão, apoiados pelo CNPq, a FAPEMIG, a FUNARTE e o Fundo Estadual de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, além da própria Universidade FUMEC. Os projetos atuais trabalham com a animação de jogos desenvolvidos pelos alunos, na realização de um curta metragem de animação e na construção e manutenção do portal na web dedicado à animação e realidade aumentada com a captura de movimento.

Saiba mais sobre o curso nas reportagens do Jornal Estado de Minas e da TV Record:

Jornal Estado de Minas: FUMEC investe em captura do movimento para criar jogos 100% nacionais.

TV Record: Programadores de BH usam novas tecnologias para criar games realistas.

Venha conhecer as instalações do curso de Jogos Digitais e o campus da Universidade FUMEC. Agende uma visita telefonando para (31) 3228-3056.

Onde você pode trabalhar

As áreas de atuação no mercado de desenvolvimento de jogos incluem a concepção e a roteirização do jogo, a gerência do projeto, a programação de computadores para permitir a jogabilidade proposta, a modelagem, o design e a animação dos personagens e cenários, os testes e a distribuição do jogo desenvolvido nas diversas mídias disponíveis. O mercado de trabalho está em forte e sustentada expansão e tem demanda por profissionais qualificados e talentosos.

Com o conhecimento e a experiência adquiridos durante o curso, o egresso poderá atuar também no mercado do audiovisual, da modelagem e visualização de projetos arquitetônicos, de engenharia e científicos e na programação de aplicativos interativos com desenvoltura.

Reconhecimento e Conceito do curso

O curso de Jogos Digitais foi reconhecido pelo MEC e obteve o conceito global 4 em 5, como está na Portaria Nº 317, de 27 de dezembro de 2012, publicada no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2012.

Coordenação

A coordenação de curso é o órgão da universidade que acompanha a vida acadêmica dos alunos e do corpo docente. Além disso, cabe ao coordenador executar  diversas funções que ultrapassam o conhecimento específico de cada área do saber, transformando-se em um gestor  de ideias que deve ser capaz de promover alterações e introduzir propostas inovadoras no ambiente universitário, além de transformar, diariamente, conhecimento em competência.

Prof. Ms. Emerson Eustáquio Costa

Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitario de Belo Horizonte – UNI-BH (1997), especialização (lato sensu) em Educação Matemática (UNI-BH 1998) e Análise de Sistemas de Informação (FUMEC -1988) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Atualmente é sócio da Es Computação S C Ltda, empresa de tecnologia voltada para desenvolvimento de sistemas de informação e professor adjunto I da Universidade Fumec. Nas funções de coordenador do curso de Jogos Digitais com ênface em computação gráfica e leciona as disciplinas de cálculo II, cálculo numério, informática, lógica de programação, álgebra linear e geometria analítica para os cursos de bacharelado em ciência da computação, engenharia ambiental e os tecnólogos de jogos digitais e gestão da tecnologia da informação.

Ver currículo Lattes completo.

Prof. Dr. João Victor Boechat Gomide

Doutorando e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG 2006), é Doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP 1993), com um período na Università di Pisa, Itália (1989-1991), e Mestre em Ciências pela UNICAMP (1989). Atualmente está concluindo o desenvolvimento de um sistema de captura digital de movimento para animação de personagens, que está funcionando e em fase de finalização. Desde 1996 trabalha intensamente na área do audiovisual, quase sempre na pós-produção e na computação gráfica. De 1996 a 2007 atuou exclusivamente neste mercado de trabalho, se afastando temporariamente das atividades acadêmicas. Trabalha em diferentes áreas do audiovisual, como na produção de efeitos visuais e na finalização de programas para a TV Globo no Rio de Janeiro, de 2000 a 2005, na montagem de longa-metragem, na publicidade e na pós-produção de programas educacionais e institucionais em diversas produtoras de conteúdo e emissoras de televisão. Desenvolve pesquisas nestas áreas e em jogos digitais. Neste momento trabalha com a captura de movimento para animação em um jogo digital e em produções para o audiovisual. É coordenador da especialização em Pós-Produção e Computação Gráfica para o Audiovisual e as Mídias Interativas e do curso superior de tecnologia em Jogos Digitais, da Universidade FUMEC. 

Ver currículo Lattes completo.

 

Inscrição e Matrícula

Critérios de Seleção

Prova de redação em Língua Portuguesa que será realizada no prédio da FCH, Rua Cobre, 200, Bairro Cruzeiro.

Os candidatos serão classificados, por curso e por turno, segundo sua opção no ato de inscrição, desde que apresentem resultado igual ou superior a 20% do valor da prova de redação.

As vagas disponíveis serão preenchidas pelos candidatos aprovados até o limite das mesmas, seguindo a ordem de sua inscrição.

Serão automaticamente eliminados os candidatos que apresentarem resultado inferior a 20% do valor da prova de redação.

Documentos Necessários para Matrícula

  • Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente;
  • Certidão de registro civil;
  • Documento oficial de identidade;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Certificado Militar, quando for o caso;
  • 02 (duas) fotos 3×4 (recentes);
  • Comprovante de residência;
  • Para o aproveitamento do Enem é necessário o comprovante das notas das provas e da redação;
  • Comprovante de pagamento da 1.ª parcela da semestralidade

Os documentos relacionados devem ser apresentados sob a forma de fotocópia, acompanhados dos originais, para simples verificação.

Não serão aceitas matrículas após o encerramento dos prazos e horários estipulados pela Universidade FUMEC.

Informações Complementares

A FCH/FUMEC se reserva o direito de não realizar o curso caso não haja, no mínimo, 40 vagas preenchidas. O curso seguirá o Calendário Acadêmico, o Regimento da Universidade FUMEC e Normas Complementares fixadas pelo órgão Colegiado de Cursos.
Candidato que não tiver condições de comprovar, na data da matrícula, conclusão do Ensino Médio ou equivalente, deve estar ciente de que, em hipótese alguma, poderá confirmar sua matrícula, uma vez que não atende ao disposto no art. 44, II, da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e neste Edital.
Os casos omissos e situações não previstas neste Edital serão avaliados e resolvidos pela Diretoria da FCH/FUMEC e as Coordenações de Cursos.

Investimento

Mensalidade: R$ 943,80*

*Valores referentes ao 1º Período

A FUMEC se reserva o direito alterar o valor das mensalidades para o ano de 2017.

Veja aqui a Grade Curricular completa.

Vestibular Universidade FUMEC 2017

Dê o primeiro passo para cursar a Graduação Tecnológica - Jogos Digitais em uma universidade que tem 50 anos de reconhecimento do mercado.

Quero me inscrever agora

Faltam apenas

para o fim das inscrições

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

  • Conteúdo das disciplinas
  • EDITAIS

Central de Atendimento FUMEC:

0800 0300 200
(atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h)

Rua Cobre, 200
bairro Cruzeiro
CEP: 30.310-190
Belo Horizonte / MG