Você está em Vestibular FUMEC > Graduação Tecnológica Superior de Tecnologia em Fotografia

Superior de Tecnologia em Fotografia


Unidade
FCH


Modalidade
Presencial


Duração
2 anos


Titulação
Tecnólogo


Turnos
Manhã


Vagas anuais
120

Sobre o Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Fotografia tem por objetivo formar um profissional altamente qualificado, capaz de trabalhar na geração de fotografias e produtos audiovisuais, em diversos setores de mercado como: propaganda e marketing, moda e decoração, comércio e indústria, segmento técnico-científico, jornalismo, fotografia documental e editorial, utilizando conhecimentos históricos e artísticos, sensibilidade e densidade crítica no trato das imagens, por meio de uma visão abrangente e integrada à utilização de métodos e técnicas modernas na obtenção e processamento de imagem. Atuar nos setores público e privado, organizações não-governamentais, autônomas e empresas especializadas. A habilitação em CST propõe a integração da formação teórica e técnica à vivencia prática do aluno, procurando resguardar a identidade mineira e regional, sem perder de vista o contexto global.

Por que fazer o curso superior de fotografia na FUMEC?

A fotografia está com tudo neste século. Na apresentação e divulgação de produtos, serviços e marcas; na internet; nas campanhas publicitárias; nas embalagens; na mídia; nos eventos e nas relações sociais. São tantas as possibilidades e inovações, que o profissional da fotografia é aquele que busca integrar conhecimento tecnológico, criatividade, produção, bom gosto, carreira, gestão e empreendimento de negócio. Além de uma base sólida, na Universidade FUMEC o estudante de fotografia tem acesso a infraestrutura de ponta, conta com laboratórios e estúdios de última geração, professores experientes, técnicos qualificados e diversas parcerias e oportunidades de intercâmbios internacionais nos centros mais avançados do mundo.

Com sua estrutura pioneira em Minas Gerais, o Curso de Fotografia da FUMEC foi avaliado pelo MEC com a nota máxima 5, se posicionando como um dos melhores do Brasil. A matriz curricular do Curso de Fotografia da FUMEC apresenta uma carga considerável de conteúdos práticos e está ligado às necessidades imediatas do mercado de trabalho. Além de todas essas vantagens, o tecnólogo em Fotografia pode, posteriormente, dar continuidade a seus estudos cursando pós-graduação lato sensu.

Para quem busca uma carreira emocionante e prazerosa, moderna e atuante, com formação superior completa, apurado senso crítico e estético, visando atuação em projetos inovadores, este é um curso mais que recomendado. Na FUMEC, o aluno é preparado para atuar em todas as etapas de um projeto fotográfico, desde a pré até a pós-produção, onde experimenta técnicas diversas e é estimulado a desenvolver sua carreira e habilidades empreendedoras.

Desenvolvimento de Habilidades e Competências

  • Conhecer e dominar linguagens e competências estéticas necessárias na produção audiovisual;
  • Identificar e dominar recurso e equipamentos fotográficos analógicos e digitais;
  • Dominar programas de editoração eletrônica da imagem fotográfica;
  • Criar e produzir peças em multimídia;
  • Conhecer e dominar linguagens de novas tecnologias de comunicação visual;
  • Dominar técnicas de revelação e ampliação em preto e branco;
  • Criar, produzir e dirigir a execução de produtos fotográficos para diversas finalidades;
  • Criar, produzir e dirigir a execução de produtos audiovisuais para diversas demandas do mercado;
  • Coordenar equipes de produção e empreendimentos fotográficos;
  • Conhecer e defender posturas éticas e legislação pertinente ao exercício da profissão.

 Segmentos Profissionais Enfatizados no Curso

Audiovisual Direção de fotografa e produção de vídeos.

Autoral Execução de fotos artísticas, para exposição em galerias, festivais e mostras.

Documentação Projeção, instalação e administração de arquivos de fotografas e material iconográfico em museus, instituições e centros de documentação.

Curadoria Organização e promoção de exposições em museus, galerias, centros de documentação e informação e eventos.

Decoração Produção de fotos esteticamente importantes para serem usadas na decoração de ambientes.

Editorial Realização de reportagem jornalística e edição de fotografias para jornais, revistas, agências de notícias e sites.

Estúdio Execução de material fotográfico de produtos e modelos para moda, culinária, decoração, publicidade e venda de produtos.

Eventos Execução de cobertura fotográfica de eventos sociais, esportivos, culturais e corporativos, como seminários, feiras e congressos.

Institucional Execução de material fotográfico e audiovisual institucional para cidades, empresas, clubes e instituições diversas.

Pericial Execução de registros de ocorrências policiais, documentação de situações para investigações policiais e ações judiciais, edições de imagens e laudos periciais.

Restauração e conservação execução de pesquisar, desenvolvimento e aplicação de técnicas para recuperar e conservar fotografas, cromos e filmes fotográficos.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para fotógrafos está muito diversificado, com incríveis oportunidades. Você poderá atuar em produtoras, agências de publicidade, agências de casting, estúdios de fotografia, lojas virtuais, empresas jornalísticas, empresas ligadas às artes visuais, arquitetura, decoração, perícia, curadoria, restauração, editoras, entre outras. Ter o seu próprio empreendimento, além da atraente possibilidade de trabalhar como profissional autônomo na cobertura de diversos tipos de eventos sociais e corporativos.

Diferenciais do Curso

  • Laboratórios e estúdios atualizados
  • Professores qualificados e reconhecidos
  • Participação em eventos e festivais
  • Organização de exposições
  • Apoio, suporte e orientação de carreira
  • Intercâmbios no Brasil e no Exterior
  • Biblioteca completa
  • Programas de extensão universitária
  • Atividades práticas internas e externas
  • Espaço para pesquisa e experimentação

Coordenação:

Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Marketing (2001 – UFSC), Especialista em Didática do Curso Superior (1985 – FFCLBH) e Bacharel Licenciado pela FFCLBH (1980). Exerce a docência mais de 30 anos (ensino superior especificamente), já tendo lecionado no ensino fundamental, médio, tecnológico, bacharelados e cursos de especialização. Com relação a sua experiência como gestor, coordenou tanto curso superior de bacharelado, quanto cursos de especialização lato sensu antes de assumir a Coordenação do CST em Fotografia. Além de seu vínculo com a Universidade, colabora com diversas empresas Startups. Tem experiência profissional como empreendedor e consultor nas áreas de Comunicação e Marketing, com ênfase em projetos de comunicação externa e comunicação interna.

-----

Investimento:

Mensalidade:

R$ 890,00*

*Valor sujeito a ajuste anual.

Estrutura Curricular completa

Central de Atendimento FUMEC:

0800 0300 200
(atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h)

Rua Cobre, 200
bairro Cruzeiro
CEP: 30.310-190
Belo Horizonte / MG