Você está em Vestibular FUMEC > Graduação Design de Moda

Design de Moda


Unidade
FEA


Modalidade
Presencial


Duração
4 anos


Titulação
Bacharelado


Turnos
Manhã


Vagas
40

O curso de Design de Moda tem como objetivo preparar profissionais integrados a diversos setores, do têxtil ao vestuário, da produção à gestão de conteúdo de Moda, assim como de criação de imagem para produtos editoriais e publicitários. O processo criativo é valorizado como um todo, o que gera uma formação dinâmica e com vocação tanto mercadológica quanto reflexiva. Nele, os alunos contam com o suporte de laboratórios de Informática, Materiais, Fotografia, Estamparia, Costura, Acessórios, Modelagem e Moulage, Tecnologia Têxtil, Metal/Madeira, Som, Animação, Plástico e Maquete, oficinas necessárias para uma graduação integralizada. Além disso, por meio de parcerias com nomes importantes da moda, o curso concilia o melhor da vivência acadêmica com as frequentes mudanças de uma área sempre em movimento.

Conteúdo
O currículo é coerente com uma formação que contempla os processos industriais, a perspectiva gerencial e os meios de divulgação. Desde o primeiro período o aluno tem contato com disciplinas de ordem prática. As humanísticas e reflexivas permeiam todo o currículo, conjugadas aos denominados Núcleos de Projeto. Neles, são trabalhadas as habilidades de conceituação, criação e desenvolvimento de produtos, que culminam em um desfile a cada fim de semestre. O Trabalho de Conclusão de Curso reflete a
formação complexa: o aluno pode apresentar uma coleção, em um desfile já renomado em Minas Gerais, ou optar por monografia, editorial de moda e performance/exposição.

Campos de atuação
O profissional está apto a fazer pesquisas em tecnologia têxtil, projetar design de superfície, conceber coleções de roupas e novos produtos do vestuário, além de acessórios em geral, assim como atuar nos diversos ramos do setor, desde a criação, promoção e divulgação de produtos até a confecção de figurinos para TV, teatro e cinema. É ainda capaz de se destacar em styling, produção de Moda e executiva e também desenvolver projetos de Marketing pessoal e empresarial e também fomentar e divulgar lançamentos.

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Reconhecido pelo Decreto de 31 de agosto de 2004

 

Coordenação:

Doutor em Artes Visuais com concentração em Conservação e Restauração do Patrimônio Histórico e Artístico pela Universidade Politécnica de Valência – Espanha (2009), mestre em Artes Visuais com concentração em Conservação e Restauração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), Especialista em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (1986) e em Conservação e Restauração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981). Graduado em Comunicação Visual pela Fundação Universitária Mineira de Arte (1978). Conservador e Restaurador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN de dezembro de 1983 a janeiro de 2013 (aposentado) e professor assistente IV da Fundação Mineira de Educação e Cultura – FEA/FUMEC, em Belo Horizonte desde 2003. Experiência na área de artes visuais com ênfase em conservação e restauração de bens móveis e integrados – conservação têxtil, pintura sobre madeira, escultura policromada e suporte pétreo; história da indumentária, design e arte têxtil. Atua principalmente nas áreas: patrimônio cultural, teoria e conceitos sobre conservação e restauração, escultura policromada, autenticidade, arte e cultura barroca, historia da arte técnica, história da indumentária, design de moda e arte têxtil

-----

Investimento:

R$ 1.622,93 *

*Valores referentes a matrícula do 1º/2018

Veja aqui a Grade Curricular completa.

Central de Atendimento FUMEC:

0800 0300 200
(atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h)

Rua Cobre, 200
bairro Cruzeiro
CEP: 30.310-190
Belo Horizonte / MG