Você está em Vestibular FUMEC > Cursos de Graduação > Engenharia Ambiental

Graduação em
Engenharia Ambiental


Perfil do curso

O profissional terá formação ampla na área ambiental, com conhecimento gerencial, de relações humanas, capacidade de negociação, visão sistêmica das questões ambientais e conhecimento técnico abrangente e multidisciplinar. Ele será capaz de desenvolver projetos de controle ambiental, otimizar processos produtivos, propiciar a redução da geração de resíduos e da carga poluidora das diversas tipologias de empreendimentos potencialmente poluidores e reduzir os custos de tratamento e disposição final no meio ambiente.

Conteúdo

As disciplinas do curso estão dividas entre o Núcleo de Conteúdos Básicos, comuns a todos os cursos de Engenharia e o núcleo de Conteúdos Profissionalizantes, de Conteúdos Específicos e de Conteúdos Complementares, que tratam da Engenharia Ambiental diretamente. O Núcleo de Conteúdos Específicos é constituído de duas grandes áreas: Tecnologia Ambiental, referente aos processos produtivos, infra-estrutura, poluição e controle da poluição, e Gestão Ambiental, que abrange o planejamento, licenciamento, fiscalização e gestão.

Campos de atuação

O egresso estará apto a atuar nas áreas de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA); elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA); elaboração de Planos de Controle Ambiental (PCA); planejamento e recuperação ambientais; elaboração de estudos e projetos de saneamento básico; projetos de sistemas de controle da poluição do solo, hídrica e atmosférica; difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos na área ambiental.

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Reconhecimento renovado pelo Decreto N.º nº 286, de 21 de dezembro de 2012.

Coordenação

A coordenação de curso é o órgão da universidade que acompanha a vida acadêmica dos alunos e do corpo docente. Além disso, cabe ao coordenador executar  diversas funções que ultrapassam o conhecimento específico de cada área do saber, transformando-se em um gestor  de ideias que deve ser capaz de promover alterações e introduzir propostas inovadoras no ambiente universitário, além de transformar, diariamente, conhecimento em competência.

Prof. João Carlos de Castro Silva

João Carlos de Castro Silva, é Engenheiro Civil graduado pela Universidade Fumec em 1985. É pós-graduado stricto sensu em Engenharia Sanitaria pela UFMG em1986 e em Hidrologia Geral e Aplicada pelo Centro de Estudos Hidrográficos de Madri – Espanha (1990), onde foi bolsista do Instituto de Cooperación Ibero-Americano. É mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). É graduado em Matemática – Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Newton Paiva (1979). Trabalhou como consultor de diversas empresas públicas e privadas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Sistemas de Abastecimento de Água, Sistemas de Esgotos Sanitários e Sistemas de Drenagem de Águas Pluviais. Atualmente, é professor da Universidade FUMEC nos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção Civil. É coordenador do Curso de Especialização em Meio Ambiente e Saneamento Ambiental da Universidade FUMEC.

Investimento

Mensalidade:
R$ 1.506,60*

*Valores referentes ao 1º período

A FUMEC se reserva o direito alterar o valor das mensalidades para o ano de 2017.

Veja aqui a Grade Curricular completa.
30 Razões para escolher a Fumec

Vestibular Universidade FUMEC 2017

Dê o primeiro passo para cursar a Graduação - Engenharia Ambiental em uma universidade que tem 50 anos de reconhecimento do mercado.

Quero me inscrever agora

Faltam apenas

para o fim das inscrições

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

  • Conteúdo das disciplinas
  • EDITAIS

Alguma dúvida?
Ligue agora para a Central do Vestibular Fumec

0800 0300 200

segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Ou preencha o formulário abaixo:

Rua Cobre, 200 - Bairro Cruzeiro
CEP: 30.310-190 - Belo Horizonte / MG

Se vier de ônibus, opte pelas linhas:
104 1170 2152 4103 4108 5101