Você está em Vestibular FUMEC > Graduação Engenharia Ambiental

Engenharia Ambiental


Unidade
FEA


Modalidade
Presencial


Duração
5 anos


Titulação
Bacharelado


Turnos


Noite


Vagas
40

Perfil do curso

O objetivo do curso de Engenharia Ambiental da Universidade FUMEC é dotar o mercado de trabalho de engenheiros capazes de atuar com segurança e amplo conhecimento nas áreas relacionadas a este campo das Ciências Exatas. Desta forma, o curso busca dotar o aluno de sólida formação técnica e científica que permitirá ao futuro profissional interagir nos diversos aspectos do desenvolvimento econômico e sustentável.

Conteúdo

Os estudantes do curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade FUMEC podem candidatar ao Programa de Dupla Diplomação através do convênio
firmado entre a Universidade Fumec e o IPB – Instituto Politécnico de Bragança – Portugal. O programa de Dupla Diplomação, visa promover o intercâmbio científico e cultural dos estudantes de Engenharia Ambiental da graduação da Universidade FUMEC, proporcionando uma experiência acadêmica internacional que integrará sua formação profissional e humana.

Campos de atuação

A Engenharia Ambiental desenvolve e aplica a tecnologia para proteger o meio ambiente dos danos causados pela ação do homem, além de trabalhar na recuperação dos ambientes já contaminados ou degradados, atuando assim na preservação da qualidade da água, do ar e do solo. O Engenheiro Ambiental pode trabalhar em quatro grandes áreas: Tecnologia Ambiental, Gestão Ambiental, Recursos Hídricos e Geotecnia Ambiental, desenvolvendo os mais diversos trabalhos como: estudos de impacto ambiental, gerenciamento ambiental na empresa, planejamento ambiental, elaboração e execução de planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, estudos de
clima, projetos de abastecimento/tratamento de água, esgotamento sanitário, tratamento de esgotos sanitários e industriais, drenagem urbana, projeto e monitoramento de aterros sanitários de resíduos domésticos e industriais, projetos de recuperação/mapeamento de áreas contaminadas ou degradadas, etc.

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Reconhecimento renovado pelo Decreto N.º nº 286, de 21 de dezembro de 2012.

 

Coordenação:

João Carlos de Castro Silva, é Engenheiro Civil graduado pela Universidade Fumec em 1985. É pós-graduado stricto sensu em Engenharia Sanitaria pela UFMG em1986 e em Hidrologia Geral e Aplicada pelo Centro de Estudos Hidrográficos de Madri – Espanha (1990), onde foi bolsista do Instituto de Cooperación Ibero-Americano. É mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). É graduado em Matemática – Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Newton Paiva (1979). Trabalhou como consultor de diversas empresas públicas e privadas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Sistemas de Abastecimento de Água, Sistemas de Esgotos Sanitários e Sistemas de Drenagem de Águas Pluviais. Atualmente, é professor da Universidade FUMEC nos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção Civil. É coordenador do Curso de Especialização em Meio Ambiente e Saneamento Ambiental da Universidade FUMEC.

-----

Investimento:

R$ 1.506,60

Por: R$ 1.299,89* ** ***

*Valor com desconto de 13,72%, percentual este que será aplicado em cada mensalidade ao longo de todo o curso, SOMENTE para as mensalidades que forem pagas até o 6º dia útil de cada mês.
**Percentual de desconto calculado de acordo com a tabela de bolsas da Universidade FUMEC.
***Valor sujeito a ajuste anual.

Veja aqui a Grade Curricular completa.

Central de Atendimento FUMEC:

0800 0300 200
(atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h)

Rua Cobre, 200
bairro Cruzeiro
CEP: 30.310-190
Belo Horizonte / MG