Você está em Vestibular FUMEC > Cursos de Graduação > Engenharia Biomédica

Graduação em
Engenharia Biomédica


Perfil do Curso

A graduação em Engenharia Biomédica pretende formar um profissional apto a compreender e suprir as necessidades individuais e sociais, mediante aplicação e desenvolvimento de tecnologias na área da saúde, e assegurar a qualidade e a humanização do atendimento e no trabalho em equipe.

O curso fornece, além do conteúdo teórico e prático das disciplinas tecnológicas e biológicas, uma vivência com a realidade do serviço e da demanda de saúde ambulatorial e hospitalar. Segundo a Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, essa área engloba quatro subáreas: Bioengenharia, Engenharia de Reabilitação, Engenharia Médica e Engenharia Clínica ou Hospitalar.

A Engenharia Biomédica exige a formação de um profissional capaz de:

  •  identificar, formular e resolver problemas e integrar conhecimentos da área de engenharia às necessidades médicas.
  •  projetar um sistema, componente ou processo, conduzir experimentos, bem como analisar e interpretar dados que solucione problemas da área da saúde.
  •  trabalhar em equipes multidisciplinares e de se comunicar eficientemente.
  •  entender e cumprir suas responsabilidades éticas e profissionais.
  •  compreender o impacto das soluções de engenharia em um contexto da sociedade globalizada.

A graduação, inédita em BH, tem como objetivo beneficiar a área da saúde com aplicações de ciências exatas e tecnologias da engenharia. Essa multidisciplinaridade permite ao engenheiro biomédico ser responsável técnico pelos equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos voltados ao diagnóstico ou tratamento terapêutico e ainda criar softwares e equipamentos eletrônicos que otimizam o uso das máquinas pelos profissionais da área médica.

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Autorizado pela Resolução CONSUNI-FUMEC n.º 009/2010, de 29 de outubro de 2010.

Coordenação

A coordenação de curso é o órgão da universidade que acompanha a vida acadêmica dos alunos e do corpo docente. Além disso, cabe ao coordenador executar  diversas funções que ultrapassam o conhecimento específico de cada área do saber, transformando-se em um gestor  de ideias que deve ser capaz de promover alterações e introduzir propostas inovadoras no ambiente universitário, além de transformar, diariamente, conhecimento em competência.

Prof. Antônio Pertence Júnior

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (antigo IPUC). Possui título de MESTRE pela UFMG – Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC). Atualmente é professor assistente da Universidade FUMEC. Tem experiência na área de Engenharia Eletrônica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações. Trabalha principalmente nos seguintes temas: eletromagnetismo, linhas de transmissão e filtros ativos. Trabalha, também, na área de sinais e sistemas, processamento analógico e digital de sinas, sistemas de aquisição de dados, sensores e transdutores, CLPs , bioengenharia , etc.Participou do projeto e desenvolvimento de um dispositivo biomédico / biomecânico para portadores de artrose durante mestrado na UFMG – DEMEC. Especialista em Matemática (ênfase em educação matemática). Autor do livro Amplificadores Operacionais e Filtros Ativos (0itava Edição pela Editora Bookman) e Amplificadores Operacionales y Filtros Activos (terceira edição pela McGraw-Hill da Espanha). Possui mais de 100 livros traduzidos e/ou revisados nas áreas de engenharia, matemática e física.

apjunior@fumec.br

Investimento

Mensalidade:
R$ 1.506,60*

*Valores referentes ao 1º período

 

A FUMEC se reserva o direito alterar o valor das mensalidades para o ano de 2017.

Veja aqui a Grade Curricular completa.
30 Razões para escolher a Fumec

Vestibular Universidade FUMEC 2017

Dê o primeiro passo para cursar a Graduação - Engenharia Biomédica em uma universidade que tem 50 anos de reconhecimento do mercado.

Quero me inscrever agora

Faltam apenas

para o fim das inscrições

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

  • Conteúdo das disciplinas
  • EDITAIS

Alguma dúvida?
Ligue agora para a Central do Vestibular Fumec

0800 0300 200

segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Ou preencha o formulário abaixo:

Rua Cobre, 200 - Bairro Cruzeiro
CEP: 30.310-190 - Belo Horizonte / MG

Se vier de ônibus, opte pelas linhas:
104 1170 2152 4103 4108 5101