Você está em Vestibular FUMEC > Cursos de Graduação > Engenharia Química

Engenharia Química


Perfil do curso

O curso de Engenharia Química visa atender à grande demanda existente nas áreas de alimentos, meio ambiente, produção e sistemas, bioquímica, materiais, nuclear, controle de processos, mineração, metalurgia, energia, petroquímia, entre outras. O que se pretende com a sua implantação é dotar o mercado de profissionais com formação sólida nesta área. Profissionais que estejam efetivamente aptos a trabalhar nas empresas do setor, que tenham uma visão sistêmica e que possuam habilidades para acompanhar a evolução tecnológica da área.

As atividades didáticas do curso incluem aulas expositivas, exercícios para fixação de conceitos, trabalhos de pesquisa, estudos dirigidos, realização de experimentos com o auxílio de instrumentos e kits educacionais, visitas técnicas e provas.

Conteúdo

As disciplinas do curso estão dividas entre o núcleo de conteúdos básicos, comum a todos os cursos de Engenharia, propiciador de uma formação científica sólida, e os núcleos de conteúdos profissionalizantes e de conteúdos específicos, que permitem uma formação tecnológica específica, caracterizando a modalidade de Engenharia Química. As disciplinas Projeto Integrado (PIN) e Trabalho Final de Curso (TFC) propiciam uma vivência em diagnóstico e projeto de Engenharia Química.

Campos de atuação

O Engenheiro Químico é um profissional de formação generalista, que atua no desenvolvimento de processos para a produção de produtos diversos, em escala industrial nas áreas de: alimentos, cosméticos, biotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, papel e celulose, nuclear, tintas e vernizes, polímeros, meio ambiente, entre outras. Projeta, supervisiona, elabora e coordena processos industriais; identifica, formula e resolve problemas de engenharia relacionados à indústria química; supervisiona a manutenção e operação de sistemas. Desenvolve tecnologias limpas, processos de reciclagem e de aproveitamento dos resíduos da indústria química que contribuem para a redução do impacto ambiental. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, considera aspectos referentes à ética, à segurança e aos impactos ambientais.

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Aprovado em reunião do Conselho Universitário da Universidade FUMEC em 2013.

Coordenação

A coordenação de curso é o órgão da universidade que acompanha a vida acadêmica dos alunos e do corpo docente. Além disso, cabe ao coordenador executar  diversas funções que ultrapassam o conhecimento específico de cada área do saber, transformando-se em um gestor  de ideias que deve ser capaz de promover alterações e introduzir propostas inovadoras no ambiente universitário, além de transformar, diariamente, conhecimento em competência.

Prof. Kássio André Lacerda

Graduado em Química – Licenciatura e Bacharelado – pela Fundação Universidade de Itaúna (2002) e mestre em Ciência e Tecnologia das Radiações Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear – CDTN/CNEN, síntese e caracterização de biocerâmicas (2005), doutor em Engenharia de Materiais pela Rede Temática em Engenharia de Materiais – REDEMAT (UFOP – CETEC – UEMG) com ênfase em Compósitos (2010), Pós-doutor em Engenharia de materiais pela Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG, processamento de blendas e polímeros, de origem sintética e natural (2012). Tem experiência na área de Química e Engenharia de Materiais, principalmente nos seguintes temas: Síntese e caracterização de biocerâmicas á base de hidroxiapatita com aplicações biomédicas. Síntese, caracterização, processamento de polímeros termoplásticos e termofixo para a produção de compósitos hierárquicos nanoestruturados (fibras de carbono, nanotubos de carbono, nanocristais, nanopartículas) com aplicações nas indústrias: aeroespacial, petroquímica, química, eletro-eletrônico, automotiva, naval, embalagens, têxteis e outros seguimentos. Atua com docente em instituições acadêmicas e de pesquisa nas áreas correlatas a Química, bem como em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Materiais. Atualmente coordena o Curso de Engenharia Química da Universidade FUMEC.

Link para o currículo Lattes

Investimento

Mensalidade: R$ 1.506,60*

*Valores referentes ao 1º Período

A FUMEC se reserva o direito alterar o valor das mensalidades para o ano de 2017.

Veja aqui a Grade Curricular completa.

Vestibular Universidade FUMEC 2017

Dê o primeiro passo para cursar a Graduação - Engenharia Química em uma universidade que tem 50 anos de reconhecimento do mercado.

Quero me inscrever agora

Faltam apenas

para o fim das inscrições

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

  • Conteúdo das disciplinas
  • EDITAIS

Central de Atendimento FUMEC:

0800 0300 200
(atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h)

Rua Cobre, 200
bairro Cruzeiro
CEP: 30.310-190
Belo Horizonte / MG