O curso forma profissionais da educação, comprometidos com a melhoria das condições educacionais brasileiras, capazes de compreender a dimensão técnica da educação e aptos a gerar novas estratégias e alternativas para o atendimento à demanda da sociedade. Os objetivos são proporcionar aos graduandos condições de análise científica do processo histórico, econômico e cultural brasileiro; capacitar ao exercício constante de uma ação reflexiva e crítica e à produção de pesquisas no âmbito educacional; estabelecer os vínculos entre as questões educativas e sociais, conduzindo à elaboração de propostas de intervenção para as questões que surgirem em sua prática pedagógica.
Conteúdo
O currículo oferece formação ampla e diversificada, ao mesmo tempo em que enfatiza a formação docente. O estágio curricular assegura experiência de exercício profissional em ambientes escolares e não escolares. Ele contempla o cotidiano da instituição na abrangência da sua organização e gestão, o cotidiano da sala de aula e as relações escola e comunidade. Na dimensão da intervenção, abrange atividades de docência e a elaboração de projetos educacionais. O curso conta ainda com desafios interdisciplinares que propõem questões problematizadoras, apresentadas em atividades interdisciplinares, que envolverão sempre duas disciplinas. O objetivo é proporcionar o acesso a conhecimentos prévios, bem como ampliá-los ao fazer análise e reflexão sobre os temas relacionados às disciplinas em curso. Os desafios tematizam a relação teoria e prática.
Campos de atuação
O egresso pode atuar como professor na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e deve compreender a docência como ação educativa ampla que envolve também a participação na gestão de processos educativos em instituições escolares e não escolares, no que se refere ao planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de projetos e programas educacionais. O profissional também pode trabalhar em organizações não governamentais, empresas, hospitais, secretarias de governos e na educação a distância.
Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Reconhecimento renovado pela Portaria MEC no 913, de 27 de dezembro de 2018, publicada no Diário Oficial da União de 28 de dezembro de 2018.