Você está em Vestibular FUMEC > Graduação EAD Engenharia da Computação

Engenharia da Computação


Unidade
FACE


Modalidade
EAD


Duração
5 anos


Titulação
Graduação PLENA


Turnos



Vagas anuais
400

Perfil do Curso

O futuro Engenheiro da Computação não pode mais se satisfazer em estar apto a desenvolver suas atividades com conceitos bem fundamentados para o exercício da profissão. Este engenheiro não só se limitará a aplicação de conceitos tecnicamente corretos, terá que ir além. O curso fornece ferramentas para a formação de um profissional capaz de lidar com os aspectos técnicos e gerenciais relativos ao estudo, desenvolvimento e projeto de equipamentos relativos a tecnologia da informação – hardware e software básico parta seu funcionamento. Devido à grande exigência e competitividade do mercado, e ao desenvolvimento acelerado das tecnologias de informação, a gestão eficaz dos sistemas informatizados torna-se requisito fundamental para alavancar e diferenciar o negócio das mesmas, que valorizam este profissional. O mercado exige um Engenheiro da Computação altamente qualificado, capaz de coordenar informações, pessoas e também interpretar dinamicamente a realidade, com capacidade de desenvolver diálogo interdisciplinar com diversas áreas relacionadas à Computação.

Conteúdo

O Curso de Engenharia da Computação da Universidade FUMEC fornece uma formação sólida de Graduação Plena (5 anos), tanto na área de hardware quanto na área de software, ampliando as oportunidades de trabalho, abertura de empreendimentos e atividades acadêmicas. O curso possui acesso a laboratórios virtuais e dará acesso a práticas que poderão ser feitas pelos alunos em kits adquiridos, sendo que a Universidade possui laboratórios físicos que poderão ser utilizados.

Campos de atuação

O profissional egresso do de graduação plena (mais que bacharelados de 4 anos) de Engenharia da Computação poderá atuar em empresas de qualquer porte e setor, bem como na prestação de serviços e consultoria, apto a executar estudos, desenvolvimento e projeto de peças e equipamentos relativos a tecnologia da informação – hardware, bem como desenvolver sistemas específicos para monitoramento e controle dos mesmos. O engenheiro será capaz de utilizar sua sólida formação científica e tecnológica para projetar e construir sistemas computacionais visando às mais diversas aplicações, tais como computadores pessoais, sistemas embarcados e dispositivos inteligentes para Internet das Coisas (IoT).

Coordenação:

Formado em Engenharia EléŽtrica, Mestrado em Ciência da Informação e Doutorado em Administração. Trabalhou entre 1983 a 1987 como Analista de Sistemas e Coordenador de Sistemas em empresas de grande porte do setor bancário. Foi gestor de empresas como Omnicom Engenharia e Processamento de Dados e Dataconsumer Pesquisa entre 1981 e 2016.  Foi coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Análise de Sistemas da Universidade FUMEC de 1984 a 1995. Professor titular da Universidade FUMEC, carga horária: 40 desde 1987. Coordenador do Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados de 1987 a 1992. Professor dos cursos de Tecnólogo em Processamento de Dados e Ciência da Computação entre 1987 e 1997. Professor de Mestrado e Doutorado em Administra‹o da Universidade FUMEC e da FEAD,  e coordenador do Doutorado e Metrado em Administração por duas gestões. Foi Pro Reitor de Pós-Graduação, Ensino e Pesquisa por cerca de 2 anos. Ministrou aulas como professor visitante no Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Possui 53 artigos publicados em periódicos, 8 livros, 7 capítulos, 86 publicações em eventos, 130 participações em bancas de stricto, 65 orientações de mestrado e 6 de doutorado concluídas. Possui premiações nacionais e internacionais.

-----

Investimento:

Mensalidade:

R$ 431,47

Valor mensal para uma carga horária de 320 h/a

Estrutura Curricular completa

Central de Atendimento FUMEC:

0800 0300 200
(atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h)

Rua Cobre, 200
bairro Cruzeiro
CEP: 30.310-190
Belo Horizonte / MG